Cavalo Marinho

O estuário do rio Maracaípe é o habitat natural de uma flora composta por belos manguezais. O rio, seu estuário e seu curto canal que forma o Pontal de Maracaípe, com praia interna de 570 m. São pontos de atração, visitados por turistas de todo o mundo. “Aos apreciadores da natureza, é oferecido um passeio de jangada com a possibilidade de visualização dos cavalos-marinhos em seu habitat em várias fases de desenvolvimento, de acordo com a idade dos cavalos-marinhos. Em outubro de 2007 ocorreu a primeira ninhada de cavalos-marinhos em Maracaípe, segundo informações dos responsáveis pelo Projeto Hippocampus.

 

Quem vai a Porto de Galinhas tem a oportunidade de conhecer um belo animal ameaçado de extinção: o cavalo-marinho. Para isso, o turista só precisa fazer um passeio de jangada pelo pontal de Maracaípe. No local, é possível ver o animal em seu habitat. Lá, também se encontra o Projeto Hippocampus - que desde 2001 está presente no balneário e luta pela preservação desses animais.
Algumas curiosidades sobre o cavalo-marinho:

  • são peixes ósseos e pertencem a um único gênero - Hippocampus;
  • o macho é quem engravida;
  • até o momento, em Porto de Galinhas só foi encontrada a espécie Hippocampus reidi;
  • na fase adulta, o Hippocampus reidi chega a atingir 18,5 cm;
  • em média, o animal vive cinco anos.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre o cavalo-marinho, podem visitar o site www.projetohippocampus.com ou enviar e-mail para a bióloga e coordenadora do projeto, Rosana Beatriz Silveira (rosana@projetohippocampus.com).