Surf e Kitesurf

Para quem pensa que Porto de Galinhas é um lugar para descanso, engana-se. O balneário também é sinônimo de diversão. Isso porque a localidade oferece diversas alternativas de entretenimento. A programação conta com a prática de esportes radicais – mergulho, surf, kite surf e skate.

A prática de esportes radicais é uma marca registrada em Porto de Galinhas. Na praia de Maracaípe, por exemplo, um esporte que vem ganhando simpatizantes é o kite surf. Para entender um pouco melhor como esse esporte funciona, fizemos um resumo para quem está começando:

- o kite surf é uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf e vôo livre;
- as manobras radicais são feitas em cima de uma prancha;
- o primeiro passo para quem começa é usar um kite pequeno em terra, para conseguir controle;
- é preciso adquirir os equipamentos de segurança necessários;
- em Maracaípe, há instrutores que dão cursos por 400 reais;
- um material completo com o pára-quedas e a prancha fica em torno de 1.300 dólares;
- um material usado sai por cerca de 600 dólares;
- clique aqui e confira algumas dicas de conservação do equipamento.

Existem alguns pontos de surf em Porto de Galinhas. Os mais procurados são: o "out-side da vila", formada por uma bancada de arrecifes que geram ondas de esquerda, Praia do Cupe (no trecho do Merepe) Merepe e a Baía de Maracaípe de fundo de areia com ondas esquerdas e direitas.

A temperatura média da água é de 28° C, o que proporciona também a prática do surf à noite, iluminado por refletores instalados na praia.

 

Campeonato de Surf

A Praia de Maracaípe também tem sediado uma das etapas do Circuito Brasileiro de Surf. Por causa das ondas regulares, não muito altas, é onde esportistas das pranchas se reúnem. Todos os anos, a praia vira também sede do Campeonato Mundial de Surf. O terceiro confronto da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional em julho/2004 foi realizado na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca.